| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Domingo, 26 de Março de 2017
 
 

Menu

Onde Estamos
O Início
As Sesmarias
O Café
A Laranja
A Industrialização
Divisão Política
Rede Viária
Relevo
Meio Ambiente
Sensoriamento
Fazendas Históricas
Turismo em Limeira
Câmara Municipal
Prefeitos de Limeira
Dados de Limeira
Personalidades
Hino da Cidade
A Bandeira
O Brasão
 
Referências
 
Turismo em Limeira
Compartilhe Facebook
 
Turismo Religioso

Catedral de Nossa Senhora das Dores

Em 1826 foi fundada, juntamente com seu povoado, a Antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que na época teve o título de capela de Nossa Senhora das Dores de Tatuiby.
A primitiva Igreja tinha seu alinhamento quase na altura da atual Barão de Campinas.
Bento Manoel de Barros, "construtor" da igreja, um dos primeiros povoadores do sertão de Tatuiby, recebeu o título de 1º Barão de Campinas por sua contribuição para a construção de duas igrejas da cidade (Igreja Matriz e Igreja da Boa Morte e Assumpção). A nova Matriz foi inaugurada em 1876.
Demolida na década de 40, foi reconstruída e hoje é sede da diocese de Limeira. Por sua localização central, a paróquia abrange uma grande parcela da população limeirense.
Horário de Funcionamento:
Secretaria/ Agendamento: Aos sábados das 8:00 às 12:00 h e das 17:30 às 19:30h
Igreja: De segunda a sexta-feira das 6:30 às 18:00 h
Aos domingos das 6:00 às 11:00 h e das 17:30 às 19:30 h
Endereço: Praça Luciano Esteves , s/ nº
Contato: (19) 3441-2999

Capela do Cubatão

Marco da presença italiana em Limeira, construída por esses cidadãos, a capela foi inaugurada em 1927 em homenagem a Nossa Senhora das Neves.
A Capela de Santa Cruz do Cubatão representa parte da história católica de Limeira, sendo, por volta de 1996, abandonada. Durante esse período foram furtados seus bancos e sino, sendo que sua estrutura quase ruiu devido á ação do tempo. Após várias tentativas, a prefeitura conseguiu fazer uma permuta da capela, por um terreno, a fim de construir uma nova igreja.
Ampliada e recuperada, foi reaberta ao público em 1994.
Visitação:
5ºfeira - 19:00 ás 21:00 h (oração do terço)
No restante do tempo permanece fechada ao público.
Endereço: Av. Campinas, s/nº.
Contato: (19) 3441-9923 - Capela da Sagrada Família.

Capela Santo Antônio

Igreja de cerca de 90 anos, situada numa chácara afastada do bairro. Tem pequeno porte, sendo que a torre está situada ao lado, em construção separada. Encontra-se em bom estado de conservação, possuindo 160m². Pertence à paróquia da Sagrada Família.

Igreja São Sebastião

Localizada no centro do bairro. A primeira capela foi construída por Ana Quitéria, filha de um antigo dono da Fazenda Tatu, em 1927. Foi então formada uma comunidade religiosa que, em 1934, constituiu a igreja atual, tendo Vitório Zanini como benfeitor. Possui 180m² e pertence à paróquia da Sagrada Família.

 

Turismo Cultural

Gruta

Concebida inicialmente para servir como coreto, tendo sido inaugurada em meados de 1920, pelo artista Octávio Monti (Ettore Monti)
Possui um labirinto traçado sob a cúpula, que reproduz um desenho que encontra-se em inúmeras representações antigas. Sua arquitetura tem muito a ver com o Maneirismo, que proporcionava maior liberdade e aproximação à natureza.
De 1946 a 1967 funcionaram no seu interior, um bar, um café e uma bomboniere. Reformada em 1990, por fora é revestida de pedras e por dentro é feita de tijolos, possuindo dois pavimentos, onde do superior, se tem uma bela vista da praça.
É símbolo de romance, por ser ponto de encontro de casais apaixonados.

Palacete Levy

Concebido em 1881 para servir de residência a Sebastião de Barros Silva. Em 1990 foi feita a desapropriação amigável pela Prefeitura de Limeira.
Após sofrer uma reforma, hoje é sede da Secretaria da Cultura, da Secretaria de Turismo e Eventos, além da Oficina Cultural Regional "Carlos Gomes".
Endereço: Largo da Boa Morte, 11 - Centro
Contato: (19) 3451-0502
Funcionamento: De segunda a sexta das 8:00 as 22:00 H
Sábados, domingos e feriados de acordo com a programação da Oficina Cultural.

Palacete Tatuiby

Construído pelo Coronel Flamínio Ferreira de Camargo em 1900, com material de alta qualidade.
Posteriormente foi desapropriado e hoje é sede da Secretaria de Educação.
Endereço: Praça Vereador Vitório Bortolan Filho, 135 - Centro
Contato: (19) 3441-1024

Teatro Vitória

Construído pela Santa Casa de Misericórdia, no local do Antigo Teatro da Paz.
Mais tarde, levou o nome de Cine Vitória, que além de cinema, funcionava como teatro, tribuna de reivindicações populares e palco de apresentações cívicas, artísticas, recreativas e sócio-culturais.
Foi reformado e reinaugurado em 1996 e hoje está apto a recepcionar espetáculos de grande porte, com capacidade de 670 lugares, recebendo apresentações freqüentes e exposições no hall de entrada.
Endereço: Praça Toledo barros s/ nº Centro
Horário Funcionamento: Todos os dias das 8:0 ás 11:00h e das 13:00 ás 18:00 h.
Contato: (19) 3451-6679 / (19) 3451-2675

Centro Cultural Coronel Flamínio Ferreira de Camargo

Prédio de Autoria do arquiteto José Van Humbeeck (1906) onde funcionou o primeiro grupo escolar de Limeira: Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira.
O prédio Abriga:
-Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, com 1.842 peças tombadas.
-Biblioteca Pública Municipal Prof. João de Sousa Ferraz (19) 3442-6539
-Infocentro (19) 3442-6539
-Biblioteca Municipal Infantil Profª Cecília Quadros
-Centro Municipal de Memória Histórica I
Endereço: Rua Boa Morte, 471 - Centro
Contato: (19) 3442-8470
Horário Funcionamento:

Bairro do Tatu

Afastado do centro da cidade, tem acesso através da Rod. Jurandir da Paixão de Campos Freire, KM-010.
Surgiu às margens do Ribeirão Tatu, provavelmente como uma colônia da Fazenda Tatu, pertencente ao Capitão Luis Manoel da Cunha Bastos. Após o assassinato deste, em 1835, suas terras foram ilegalmente vendidas, e hoje estão divididas em várias fazendas e sítios.

Casarão da Fazenda Tatu

Localizada dentro da Fazenda Tatu, a cerca de um quilômetro do centro do bairro de mesmo nome, pertenceu ao Coronel Flamínio Ferreira de Camargo. Provavelmente foi a sede da fazenda, tendo cerca de 200 anos de construção. Trata-se de uma casa retangular, com as paredes externas feitas em taipas de pilão e as internas em pau a pique, sendo que esse tipo de construção lhe atribui grande importância histórica, segundo o arquiteto Carlos Leme em "Casa Paulista" (S.P;EDUSP,1999).
De traços arquitetônicos severos, não há presença de enfeites e adornos. O porão tem cerca de dois metros de pé direito, não apresentando janelas. O assoalho fica suspenso por vigas de madeira, assim como o telhado, que se apóia nas vigas e nas paredes externas. Parte da malha de madeira que sustenta as telhas coloniais é feita em ripas de tronco de coqueiro, e o forro, feito de trançado de bambu. Ainda, do chão à cumeeira são cerca de 12 metros. As portas e janelas são muito rústicas, com batentes grossos feitos em madeira, encontrando-se ainda, vestígios da pintura interna original.

Casa da Chácara Bela Vista

A cerca de um quilômetro do centro do bairro.

Fazenda Batistela

Afastada do centro do bairro, foi fundada em 1919 por Batista Batistela, um italiano recém chegado ao Brasil, que plantou arroz, feijão e milho, e por volta de 1960 passou a plantar cana-de-açúcar.

Fazenda Canguçu - Bairro dos Pires

O nome originou-se da família Pires, que possuía terras nessa área antes mesmo do ano de 1850, quando começaram a desembarcar os primeiros imigrantes alemães na região. Portanto, o bairro já existia anteriormente à chegada dos imigrantes, sendo que estes não o fundaram.
Em 1854, no primeiro registro paroquial das terras de Limeira, constam 16 proprietários do bairro, 15 de erigem portuguesa e 1 de origem alemã.
Após três a quatro anos, algumas famílias estrangeiras compraram algumas terras de um dos antigos donos, onde eram todos luteranos, e os primeiros cultos foram realizados nas próprias residências.
Logo foi construído o cemitério e em 1873 a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Bairro dos Pires. Ao lado montou-se uma escola, seguindo os princípios de Martin Lutero, onde a educação deveria caminhar juntamente à fé e aos princípios de Deus.
A segunda Igreja foi erguida em 1924, por motivo de desentendimento religioso que resultou na segregação com a primeira, denominada Igreja Evangélica Luterana Cristo de Pires.
Atualmente, o Bairro dos Pires, com aproximadamente dez quilômetros de extensão, ocupando uma área de 650 alqueires, conta com 2 igrejas, 1 escola, 3 vendas, 1 máquina de arroz, 1 barracão de laranja, o Rancho Nativo (centro de lazer) e alguns bares e lanchonetes.

 

Turismo Ecológico

Parque Zoológico Municipal

Mais de 40 mil metros quadrados onde se preserna até 350 espécies onde são desenvolvidos programas de Educação Ambiental.

Via Jurandyr da Paixão de Campos Freire, Km 4 - Bairro Tatu

Horário de Funcionamento:
2ª feira: fechado para manutenção
3ª e 4ª feira: visitas monitoradas agendadas
6ª feira a domingo: aberto ao público.

Horto Florestal Prof. André Franco Montoro

Inaugurado em 1984, a 9 Km do centro da cidade, o Horto é um espaço público municipal de imensa área verde (eucaliptos), voltada para o lazer da população.
Atualmente está passando por uma reforma para melhor aproveitamento do local, que é sede de grandes eventos de lazer e entretenimento.
Contando com lago, pedalinhos, mirante, cavalgada, trilhas para caminhada e bicicleta, espaço para educação ambiental, entre outros atrativos.
Endereço: Rod. Jurandir da Paixão de Campos Freire, Km 3
Funcionamento: não definido
Contato: (19) 3442-2775

Observatório do Morro Azul

Criado e construído pela Associação Limeirense de Educação (ALIE), o Observatório está ligado ao ISCA Faculdades de Limeira, através da Coordenadoria de Geografia.
Inaugurado em 2000, recebe em média 3000 visitantes anuais, entre estudantes, professores e público em geral, organizando exposições, palestras, cursos de extensão, atividades para professores e alunos do ISCA. Também desenvolve observações de fenômenos astronômicos como eclipses, conjunções e oposições de planetas.
O Observatório está situado no cume do Morro Azul, a 841 Km de altitude. O acesso é feito pela Rodovia Limeira-Cordeirópolis, Km 2,5.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento