A Vigilância Epidemiológica de Limeira (SP) informou, na noite deste terça-feira (3), que investiga mais três mortes por suspeita de gripe H1N1 no município. A Secretaria de Saúde agora aguarda o resultado dos laudos do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para ter a confirmação. Os óbitos aconteceram no domingo (1) e na segunda-feira. As vítimas são dois homens, de 34 e 46 anos, que estavam internados no Hospital Medical e morreram na segunda. Já a mulher de 63 anos ficou hospitalizada no Hospital da Unimed e teve o óbito confirmado no domingo. O município ainda confirmou, no sábado (30), a primeira morte causada por H1N1 no município. A vítima foi um homem de 57 anos, que apresentava problemas cardíacos e não havia sido vacinado contra a gripe no ano passado. Ele estava internado no Hospital da Santa Casa. O óbito aconteceu no dia 6 de abril, mas a causa ainda não havia sido confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz. 65 notificações Segundo a Vigilância, até o momento, o município contabilizou 65 notificações de casos suspeitos de H1N1, também conhecida como Influenza A, e aguarda o resultado dos exames. O primeiro caso da doença na cidade neste ano foi confirmado pela Prefeitura no dia 22 de março. A paciente é uma menina de seis anos, que já teve alta hospitalar e passa bem, segundo a Prefeitura.
Além das três mortes suspeitas confirmadas nesta terça pela Prefeitura, a cidade ainda investiga mais cinco óbitos de pessoas internadas em hospitais que podem ter ligação com a gripe H1N1. Segundo a administração, eles podem ter ligação com outros tipos de gripe, como a Influenza H3N2 e a Influenza B. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Limeira, Amélia Maria Pereira da Silva, disse que os casos em apuração são de pessoas entre 50 e 60 anos.
Vacinação Limeira aplicou 20 mil doses da vacina contra a gripe no sábado, primeiro dia da campanha nacional que segue até 20 de maio, mas as amostras acabaram no mesmo dia. A ação será retomada nesta quarta-feira (4). A previsão da Vigilância Epidemiológica é imunizar pelo menos 56 mil pessoas em 22 locais, incluindo cinco pontos extras. O atendimento acontece das 8h às 17h.
A imunização nas unidades de saúde da área urbana ocorrerá em horário diferente: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, e das 12h30 às 16h. Já na zona rural, a imunização em dois pontos: CSF Lopes, das 8h às 12h, e CSF Tatu, das 14h às 16h30.
Os pontos extras de vacinação são o Shopping Center Limeira, Mercado Municipal, Residencial Recanto dos Pássaros, Centro de Saúde da Família (CSF) Pinhal e Jaguari. Nesta primeira etapa da campanha, serão vacinadas crianças de seis meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, além de idosos (com mais de 60 anos), indígenas e profissionais de hospitais e unidades de prontos-socorros públicos e privados ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
|