A Prefeitura de Limeira deu início às obras de revitalização da Praça Coronel Flamínio, conhecida como Praça do Museu, nesta segunda-feira, 14 de março. O espaço foi dividido em quadrantes para que não seja necessária a interdição e os munícipes não sejam afetados. Os usuários do transporte coletivo continuarão contando com os pontos de ônibus da praça.
O primeiro a receber as melhorias é o quadrante das ruas 13 de Maio e Carlos Gomes. Será feita a readequação das guias e substituição dos pisos. Serão eliminadas as alças exclusivas de ônibus. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Coghi, explica que esse mecanismo não é mais necessário, já que com o Terminal Central Urbano (TCU) diminuiu o movimento de ônibus do transporte coletivo na praça. “O intuito dessa mudança é reorganizar o trânsito, já que muitos motoristas de carro utilizam as alças de forma indevida, inclusive desrespeitando o semáforo”, fala. Os pedestres também sentirão melhorias, já que o traçado dos canteiros será redesenhado com o intuito de otimizar o fluxo.
No próximo quadrante, das ruas 13 de Maio e Tiradentes, ainda haverá um alargamento de calçada, para que não seja necessária a retirada de uma árvore de grande porte. Em razão disso, parte do estacionamento da rua 13 de Maio será destinada exclusivamente a motocicletas. Em seguida, será feito o que abrange as ruas Tiradentes e Boa Morte, e por fim o das ruas Boa Morte e Carlos Gomes. O paisagismo e a instalação de novos modelos de pontos de ônibus serão as últimas etapas. A expectativa é que essa primeira fase seja concluída em 45 dias e toda a obra em até seis meses. O secretário está otimista com o cumprimento do prazo, já que a tendência é que as chuvas diminuam a partir de agora. |