“Minha Limeira Limpa” é o tema de uma campanha que a prefeitura lançou nesta terça-feira, 1º de março, durante um evento realizado no Teatro Nair Bello. O objetivo é criar uma cultura em que cada morador seja responsável por manter a cidade limpa, a partir da parceria com diversos atores sociais.
Com foco na melhoria do meio ambiente e na saúde pública, a prefeitura concentrará esforços nos serviços de capinação, poda se árvores, remoção de árvores em situação de risco e limpeza de bueiros. Em outra frente de trabalho, intensificará a fiscalização de imóveis com mato alto, lixo, calçadas obstruídas e acúmulo de entulhos.
A ideia é que todo esse trabalho também tenha impactos positivos no combate ao Aedes aegypti e outros vetores. Para tanto, essas ações terão a participação de secretarias municipais, além do Corpo Unificado de Fiscais, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.
Um dos pontos essenciais da campanha é o envolvimento de vários segmentos sociais, de condomínios e da iniciativa privada, que atuarão como multiplicadores das informações. Uma das atividades prevê a colaboração de leituristas de água e luz para a entrega de material informativo nas casas dos munícipes.
A adesão de escolas públicas e particulares também será fundamental. Agentes capacitados para falar sobre reciclagem e descarte consciente do lixo visitarão esses locais para promover a consciência ambiental. A manutenção de prédios públicos não ficou de fora, sendo que cada edificação terá um “síndico” responsável por mantê-lo limpo.
O prefeito Paulo Hadich ressaltou que a campanha apela para a responsabilidade de cada cidadão, o que está em sintonia com a estratégia de combate à dengue, intitulada “Faça Sua Parte”. Ele também destacou a capacidade de mobilização do cidadão limeirense, referindo à atuação de 1.061 servidores e voluntários no mutirão contra a dengue, realizado em 30 de janeiro. “Tivemos um contingente muito superior a cidades da região”, disse.
As consequências da sociedade de consumo também foram observadas pelo prefeito, que alertou para a quantidade de lixo espalhado pela cidade e para a tendência dos moradores em acumular material. “Somos grandes geradores de resíduos. Produzimos um quilo de lixo por dia e muitos de nós terceirizamos a responsabilidade pelo descarte adequado”, afirmou.
O consultor institucional da Elektro, Eduardo Zornoff, frisou a necessidade da participação das empresas e da responsabilidade da iniciativa privada na construção de uma sociedade melhor. “Temos o papel de conscientizar nossos colaboradores para que cada um possa fazer a sua parte, contagiando toda a sociedade.”
A cerimônia foi encerrada com a assinatura do termo de compromisso com todas as empresas e entidades parceiras. Hadich esteve acompanhado dos secretários Marcelo Coghi (Obras e Serviços Públicos), Alquermes Valvasori (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), da presidente do Ceprosom, Ana Maria Sampaio, além de outros secretários e servidores municipais. |