O secretário de Saúde de Limeira, Luiz Antônio da Silva, pediu ao governador Geraldo Alckmin a normalização do Programa de Assistência aos Ostomizados e Incontinência Urinária, da Secretaria de Estado da Saúde. Foi entregue um ofício durante visita do governador à cidade Torrinha (SP), na tarde desta sexta-feira, 5 de fevereiro. O deputado estadual Aldo Demarchi também recebeu uma cópia do documento.
A vereadora Erika Tank participou do encontro com o intuito de reforçar a importância do programa. Ela já havia atuado na organização de um abaixo-assinado e na intermediação do diálogo com o deputado Demarchi. O governador se comprometeu a analisar a proposta e dar um retorno à população. Para Silva, esse é um dos programas mais imprescindíveis do governo do estado, uma vez que o material é caro e de pequena disponibilidade no mercado. Ele destacou que as pessoas ostomizadas são impossibilitadas de trabalhar, o que agrava o problema. “O governo não pode em hipótese nenhuma descontinuar esse serviço”, frisou.
Luiz ainda ressaltou que os transtornos às centenas de pessoas que dependem do programa são insuperáveis. No caso dos ostomizados, não há nada que substitua o uso da bolsa, que serve para evacuação das fezes. “Sem ela, a pessoa não tem onde ficar, o mal cheiro constrange, humilha, retira do trabalho, e põe um cidadão em condição de indigente na sociedade”, falou. Já para os pacientes que sofrem incontinência urinária, os equipamentos adequados são vitais: a falta deles pode causar falência dos rins e gerar infecções. |