A suspensão das provas do concurso público de Limeira (SP) que seria realizado neste domingo (2) ocorreu devido a um problema com a alimentação dos coordenadores de prova, segundo a prefeitura. As provas devem ser remarcadas ainda para fevereiro.
Foram 31 mil inscritos no concurso e cerca de 14 mil fariam as provas no período da tarde. Candidatos de 20 estados se deslocaram até Limeira antes de serem informados que as provas foram suspensas. Alguns chegaram a receber a notícia quando já estavam dentro das salas de aula.
Segundo o secretário de assuntos jurídicos da Prefeitura de Limeira, Daniel de Campos, o problema que resultou no cancelamento foi logístico.
"O instituto tinha convocado mais de mil coordenadores para aplicar a prova. Houve uma abstenção de 25% e no horário do almoço, após a aplicação da prova da manhã, houve uma falha na questão de alimentação. Isso criou um contratempo entre os coordenadores, que não queriam aplicar a prova", explicou.
Milhares de pessoas ficaram esperando na porta dos locais de provas e depois foram informadas que não haveria aplicação do exame. Em uma das escolas, candidatos chegaram a quebrar a fechadura.
Os candidatos que tiveram prejuízo com viagens até Limeira para realizar o concurso podem solicitar o reembolso ao Instituto Águia. O valor será ressarcido mediante comprovação dos gastos, ainda conforme o governo municipal.
O que diz o instituto
Em nota, o Águia informou que as provas do período da tarde foram suspensas por decisão da Prefeitura de Limeira junto com o instituto e que não houve vazamento de provas.
Acrescentou que todos os pagamentos foram efetuados e que as provas do período da tarde serão aplicadas em “data oportuna”.
Também esclareceu que as provas do período da manhã ocorreram dentro do previsto e não serão canceladas ou suspensas, até segunda ordem.
“O instituto águia continuará dando prosseguimento ao concurso e trabalhando para que as homologações sejam cumpridas dentro do cronograma”, finalizou.
Provas da manhã
Apesar de alguns problemas de atrasos, as provas da manhã foram aplicadas para 17 mil candidatos. Segundo o Executivo, essas não serão canceladas. A empresa informou que vai seguir com o processo seletivo para que as contratações sejam feitas dentro do cronograma.
Concurso
O concurso público foi aberto em novembro de 2019. São 138 vagas no total, para 37 cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. |