A Vigilância Epidemiológica de Limeira (SP) confirmou nesta terça-feira (21) mais duas mortes por gripe H1N1 este ano no município. Segundo assessoria da prefeitura, as vítimas são uma mulher de 71 anos e um menino de 1 ano, que estava internado com uma doença grave.
A Saúde do município informou que a mulher morreu no dia 26 de julho e o menino veio a óbito no dia 5 de agosto. A Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado dos exames na sexta-feira (17) e a prefeitura divulgou nesta terça.
Com os casos, a cidade soma cinco mortes em decorrência da doença. As outras três vítimas eram uma idosa de 70 anos, uma mulher de 47 anos e um jovem de 22 anos.
Além dos óbitos, Limeira tem oito casos confirmados de H1N1 que evoluíram para cura e dois confirmados de Influenza A. No total, a cidade teve 72 notificações, 53 casos que já foram descartados e quatro ainda aguardam resultado de exames.
Vacinação continua
A assessoria da prefeitura informou ainda que a vacinação contra a gripe continua por tempo indeterminado nas unidades de saúde e na Vigilância Epidemiológica de Limeira. Durante a campanha, 62.024 pessoas passaram pelo procedimento – o que representa 84,2% da meta.
O maior índice de vacinação ficou com o grupo dos idosos, com 97,7% da meta de vacinação. O segundo grupo de risco, um dos mais preocupantes, das crianças até 5 anos, atingiu somente 59% da meta.
A vacina contra gripe é indicada para idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer fase da gestação; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; indígenas; pessoas privadas de liberdade; jovens de 12 até 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e professores. Também houve a inclusão de dois grupos novos: crianças de 5 a até 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.
|