O setor da construção civil fechou 969 postos de trabalho em Piracicaba (SP) e 822 em Limeira (SP) no ano passado, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
No mês de dezembro, foram 107 vagas a menos em Piracicaba e 68 em Limeira. Com a queda no último mês do ano, o setor acumulou três meses consecutivos de fechamento de vagas em Piracicaba e dois em Limeira.
De acordo com o levantamento do SindusCon, o resultado negativo se deve a queda de 12,83% das vendas no setor em relação a 2015. Em 2016, os segmentos que mais apresentaram queda foram imobiliário (17,14%), infraestrutura (-13,96%) e preparação de terreno (-13,68%).
Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
Recuperação Uma das apostas do setor para recuperar o crescimento no setor são alterações no programa federal de habitação, Minha Casa, Minha Vida.
"A expectativa ainda é positiva, mas aguardamos pelas decisões do governo para que ela se concretize. Até agora, a única posição mais positiva é as mudanças da Minha Casa, Minha Vida, mas ainda aguardando sinalizações com relação a diminuição de burocracia e incentivo ao setor. Somente com a cooperação entre poder público e privado poderemos mudar o cenário”, explica Márcio Benvenutti, diretor do SindusCon-SP. |