O mundo do trabalho para pessoas com deficiência, em Limeira, tem mais vagas do que candidatos, como mostra os dados da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). De janeiro a dezembro, foram 206 vagas abertas – 28 exclusivas e 178 para pessoas com ou sem deficiência – e somente 17 candidatos interessados.
Os números têm como base os registros do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) municipal, que cadastra as vagas disponíveis apontadas pelas empresas e encaminha aqueles que estão à procura de um emprego. Neste ano, o órgão indicou 15 candidatos, mas apenas um foi contratato. Em um contexto geral, de acordo com a SERT, a principal razão para que a empresa não contrate os candidatos é a falta de qualificação.
Para André da Silva Galban, de 27 anos, se adaptar ao mundo do trabalho foi um processo que exigiu paciência e dedicação. O jovem, que tem deficiência intelectual leve e física, ingressou no seu primeiro emprego há 10 anos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Limeira, onde permaneceu por dois anos.
Com o sonho de trabalhar para uma empresa de grande porte, André buscou qualificação no Programa Educação para o Trabalho (PET Trampolim), que é oferecido gratuitamente pelo Senac Limeira há cinco anos e busca inserir jovens e adultos com deficiência intelectual no ambiente corporativo.
“Antes de frequentar as aulas, eu não conseguia me relacionar com as outras pessoas normalmente, porque eu me sentia diferente, sofria com a discriminação. Hoje, onde trabalho, eu posso fazer tudo o que é relacionado com reposição, orçamento, troca e contato com o cliente”, relata.
André, que atua como auxiliar de vendas em um grande varejista do segmento de móveis e eletrodomésticos em Limeira, venceu recentemente uma grande barreira, que era o medo de falar em público. “Falar em público era uma dificuldade muito grande para mim, mas eu consegui superar. Fui convidado a palestrar na Semana Senac de Inclusão e Diversidade sobre minhas experiências pessoais para um público de 60 pessoas. Foi um desafio ter tanta gente me assistindo, mas consegui falar tudo o que eu queria e me senti muito feliz”, conta.
De acordo Amanda Ramelo Godoy e Saulita de Souza Leão Nunes, docentes do Programa Educação para o Trabalho do Senac Limeira, o objetivo do curso é estimular a autonomia das pessoas com deficiência de maneira que eles possam se relacionar com mais facilidade, se aproximar do ambiente corporativo, ampliar sua capacidade de gerir a própria vida e, ainda, contribuir para a geração de renda.
Durante as aulas, os alunos aprendem sobre comunicação, desenvolvimento humano e pessoal, tecnologia, sistemas e processos organizacionais, atendimento ao cliente, atitude empreendedora, visitas técnicas e letramento (neste caso, o aluno que ainda não é alfabetizado aprende a se comunicar por meio de ícones).
“Nossos alunos participam também de todos os eventos realizados pelo Senac. Esse contato com o mundo externo é extremamente importante para que eles aprendam a se relacionar e, principalmente, possam desenvolver a própria auto estima”, ressalta Saulita.
Profissionais preparados para o mercado
Na próxima segunda-feira (12), 14 alunos que fizeram parte da quinta turma do Programa Educação para o Trabalho serão certificados pelo Senac. A unidade já formou aproximadamente 90 alunos, e alguns deles já estão inseridos no mundo do trabalho ou iniciaram outros cursos dentro da instituição.
O curso também tem parceria com a APAE - Limeira. As aulas da próxima turma têm início em março de 2017 e serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas. As inscrições são gratuitas.
Pré requisito
Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha deficiência intelectual (comprovada por laudo), pelo menos 14 anos e autonomia para frequentar as aulas. Além disso, o estudante deve ter vínculo com instituições especializadas em deficiência intelectual.
Serviço
Programa Educação para o Trabalho
Data: 6 de março de 2017
Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas
Local: Senac Limeira
Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 - Centro
Informações para a imprensa
ComTexto Comunicação Corporativa
Gabriela Martins – gabriela@ctexto.com.br
(16) 3324-5300 / (16) 99766-2771
Marília Caride – marilia@ctexto.com.br
(16) 3324-5300 / (16) 99772-6042
Gabriela Martins JORNALISTA / ASSESSORA DE IMPRENSA (16) 3324 5300 - 16 9 9766-2771 gabriela@ctexto.com.br www.ctexto.com.br
|