| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Sexta, 01 de Novembro de 2024
 
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trânsito
Transporte
 
 
Notícias > Saúde Inserida em 12/11/2016 - 10:30:54
Compartilhe Facebook
Limeira tem 1.653 casos notificados de dengue em nove meses deste ano
Cidade notificou 36 pacientes por chikungunya e 16 pelo vírus da zika. CCZ emitiu 19 mil comunicados a proprietários de terrenos com entulhos.
 
Reprodução/EPTV
Terrenos acumulam entulhos em Limeira
 

Limeira (SP) registrou 1.653 casos notificados de dengue entre janeiro e setembro deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade teve 36 ocorrências de febre chikungunya e 16 pessoas com o vírus da Zika no período. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mutirões de limpeza e monitoramento em bairros do município.

Apesar da redução no número de pacientes notificados em relação a 2015, quando o município viveu uma epidemia de dengue, somou 25 mil pessoas com a doença no ano e registrou 20 mortes, os dados ainda são preocupantes.

Os áreas que mais chamam atenção das autoridades devido ao acúmulo de entulho e lixo são o Jardim Palmeira Real, Antonio Simonetti, Cidade Universitária e Jardim Graminha. Nesse último, um lote vazio virou depósito de todo tipo lixo.

A dona de casa Irene Bassi, moradora do local, afirmou que o terreno gera riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. "Jogam fraldas descartáveis, copos e garrafas", contou.

Terrenos com problemas


De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Limeira, 140 agentes foram direcionados para monitorar os terrenos vazios.

Segundo o órgão, 19 mil comunicados foram emitidos aos donos de terrenos e de piscinas. Desse total, 1,7 mil proprietários foram notificados por problemas de limpeza e falta de manutenção nos locais.

"Quando temos um imóvel com problemas que não conseguimos solucionar durante o mutirão, os agentes vão até os locais durante a semana", afirmou a coordenadora de Centro de Controle de Zoonoses, Pedrina Costa.

Epidemia


Limeira foi a cidade da região mais afetada pela dengue em 2015. De janeiro a novembro do ano passado, foram 20.597 mil casos da doença e 20 mortes. Os bairros mais afetados pelo mosquito Aedes Aegypti foram Egistro Rafazzo, Boa Vista e Vila Queiroz. Em março, o Ministério Público (MP) entrou com uma ação contra a Prefeitura para que a administração intensificasse o combate e a prevenção da dengue.

Na ocasião, o secretário de Saúde Luiz Antônio Silva chegou até a ser afastado, mas retomou a titularidade da pasta dias depois por autorização da Justiça. A Promotoria solicitou ainda um cronograma de combate a doença e mais ações de nebulização. Em agosto, a Câmara de Vereadores concluiu a CPI da Dengue e isentou a Prefeitura de culpa.

 

 

 
Fonte: Portal G1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2024 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento