| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Domingo, 19 de Novembro de 2017
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Cidade Inserida em 16/08/2017 - 10:05:04
Compartilhe Facebook
Oficinas valorizam a convivência entre moradores do Recanto dos Pássaros
Atividades desenvolvidas são resultado de um contrato entre Senac Limeira, Prefeitura e programa Minha Casa, Minha Vida
 
Google
 

Dividir um teto com outras pessoas não é tarefa simples, nem mesmo com familiares. Imagina, então, compartilhar um espaço com pessoas desconhecidas. Os problemas surgem de situações mais simples e de onde menos se espera. No entanto, em meio a queixas, reclamações e conflitos, tão comuns para quem vive em condomínios, também podem despontar atitudes que fazem toda a diferença para estimular a boa convivência.

Esse é o caso de Doroti Izaquiel Ferreira, de 57 anos, que aproveitou uma área ociosa no condomínio onde reside, o Recanto dos Pássaros, para plantar uma horta doméstica. Os vizinhos aprovaram a ideia e passaram a ajudar nos cuidados do espaço. Dona Doroti foi aluna da oficina de Horta Comunitária, ministrada por docentes do Senac Limeira aos moradores do residencial. Esse trabalho integra uma das etapas de implantação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) do programa Minha Casa, Minha Vida, elaborado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

As famílias que receberam as moradias também são contempladas com ações sociais que buscam fortalecer os vínculos de convivência e o sentimento de valorização do espaço, garantindo a melhoria na qualidade de vida da comunidade. Por meio de oficinas socioeducativas, o Senac trabalha a integração e o diálogo entre os moradores e a construção coletiva de conhecimentos. Atualmente, são ministradas as oficinas de Alimentação e de Customização de Vestuário. Os moradores já tiveram aulas de Horta Comunitária, Leitura, Teatro e Mundo do Trabalho. Outros temas serão abordados nos próximos meses, como Unhas Artísticas, Armazenamento de Remédios e Encontro de Governança.

De acordo com Ana Telles, responsável pelo Atendimento Corporativo da unidade Limeira, o papel da instituição é proporcionar o desenvolvimento das pessoas por meio de ações educacionais. “Buscar o progresso de uma localidade significa agir continuamente para estimular o convívio, que fortalece e humaniza uma comunidade. Com as rodas de conversas, dinâmicas e atividades práticas, buscamos envolver os moradores para que eles mesmos atuem como agentes de transformação do espaço onde vivem”, afirma.

O caso da Dona Doroti é um exemplo de assiduidade. Ela participou de três oficinas e nunca faltou às aulas. A de Alimentação agregou conhecimentos para sua atividade profissional de produção de salgados. Na oficina Customização de Vestuário, ela aprendeu técnicas de descoloração de camisetas e formas de personalizar o vestuário. Já nas aulas sobre Horta Comunitária, ela empregou o aprendizado no próprio condomínio.

Ela conta que teve a ajuda do esposo para plantar moranguinho, couve, alface, chicória, tomilho, orégano, cebolinha, entre outras hortaliças. “Nosso gosto é plantar e ver crescer. Os produtos estão aqui para todo mundo. Quem quiser, pode colher”, disse. Os vizinhos não só aprovaram a iniciativa como também se envolveram com a ação. “Todo mundo ajuda a cuidar do espaço. Tem sempre alguém de olho para evitar que algo possa prejudicar as plantas”, falou.

De acordo com a secretária de Habitação, Marcela Siscão, o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Residencial Recanto dos Pássaros foi elaborado pela Secretaria de Habitação segundo as normativas e diretrizes do programa Minha Casa, Minha Vida. “O PTTS contempla atividades para atender a todos os moradores do Residencial Recanto dos Pássaros, visando à participação e organização comunitária, bem como a geração de trabalho. O Senac foi contratado para a realização de oficinas, cursos e atividades”, explicou.

O Atendimento Corporativo do Senac São Paulo desenvolve soluções educacionais customizadas, nas modalidades presencial e a distância, para organizações públicas, privadas e do terceiro setor, sempre alinhadas aos objetivos estratégicos dessas instituições. Empresas interessadas em contatar o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo têm à disposição canais exclusivos: 0800 707 1027 e o site www.sp.senac.br/corporativo.

 

Serviço:

Senac Limeira

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 - Centro

Informações:www.sp.senac.br/limeira

 

Agosto/2017

 

Informações para a imprensa

ComTexto Comunicação Corporativa

Fernanda Stella Cavicchia – fernandastella@ctexto.com.br

(16) 3324-5300 / (16) 99766-2771

 

Cássia Fernandes – cassia@ctexto.com.br
(16) 3324-5300 / (16) 99772-6042

 
Fonte: ComTexto Comunicação Corporativa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento