| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Terça, 22 de Agosto de 2017
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Saúde Inserida em 03/07/2017 - 11:02:50
Compartilhe Facebook
Limeira recebe 20 médicos cubanos para atuação em unidades básicas de saúde
Ao todo, cidade tem 27 profissionais intercambistas do programa Mais Médicos do governo federal
 
Google
 

Limeira (SP) recebeu 20 médicos cubanos em junho. Dois chegaram nesta última sexta-feira (30) para atuar no programa do governo federal. A cidade tem 29 profissionais recém-chegados, 26 deles do país estrangeiro e outros três brasileiros, que deixaram o Acre para trabalhar em unidades básicas de saúde do município.

Ao todo, Limeira terá 47 intercambistas do programa Mais Médicos. Os profissionais devem cumprir carga de 32 horas semanais nas unidades de saúde do município, e oito horas semanais de estudos em local a ser definido também pelo Ministério da Saúde.

Os médicos cubanos fizeram curso de português em Cuba e aguardam o envio da documentação do Ministério da Saúde para poderem atender a população de Limeira, segundo a Prefeitura.

Piracicaba

Após anúncio de substituição por profissionais brasileiros, Piracicaba (SP) recebeu 10 médicos cubanos para compor o quadro do programa do Ministério da Saúde na cidade nos últimos dez dias. Os intercambistas estavam em Brasília, desde o dia 3 de junho, em treinamento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Básica e as Unidades de Saúde da Família (USF).

Os profissionais do Programa Mais Médicos vão atuar nas Unidades de Saúde Familiar (USFs) dos bairros Sol Nascente, Chapadão, Eldorado 2, Jardim Oriente, projeto Saúde em Campo e no distrito de Anhumas.

“Acreditamos que a chegada desses cooperados vai fortalecer o nosso atendimento na Atenção Básica. Tivemos um período mais tenso na rede devido ao fim do contrato de alguns intercambistas, que tiveram que voltar para Cuba e, com isso, algumas USFs ficaram sem médicos exclusivos”, explicou a Doutora Anay Ferrer, coordenadora médica da Atenção Básica.

 

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba, a coordenadora médica acredita que, com esses novos profissionais, a situação voltará a normalidade, o que “deve ocorrer daqui para a frente”.

 
Fonte: Portal G1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento