| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Quarta, 26 de Abril de 2017
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Cultura Inserida em 27/03/2017 - 13:15:33
Compartilhe Facebook
Em iniciativa inédita, Secretaria da Cultura do Estado vai apoiar orquestras municipais paulistas com mais de R$ 1 milhão
Projeto “Toca Aqui” irá contemplar orquestras municipais profissionais de 13 cidades do estado; prefeituras devem apresentar plano de trabalho até 11 de maio
 
Assessoria de Imprensa / Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
 

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo irá apoiar orquestras profissionais de 13 cidades por meio do projeto “Toca Aqui”. O valor destinado à iniciativa é de R$ 1,040 milhão, que deverá ser utilizado para suprir necessidades dos corpos artísticos. A proposta de convênio foi apresentada pelo Secretário da Cultura do Estado, José Roberto Sadek, na última quinta-feira (16), para os secretários e dirigentes municipais de Cultura das cidades de Barretos, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos e Sorocaba. As orquestras foram selecionadas por critérios técnicos em avaliação feita por especialistas na área.

 “O Governo do Estado de São Paulo mantém mais de 50 mil crianças estudando iniciação musical gratuitamente, por meio do Projeto Guri, e outros 3.600 jovens em cursos regulares de aperfeiçoamento. Mantém ainda três grandes orquestras profissionais e dezenas de grupos musicais pedagógicos. Acreditamos que há uma lacuna entre a formação de novos músicos e a difusão da música erudita, instrumental, lírica e popular, que pode ser preenchida pelas orquestras municipais. Ao descentralizar os investimentos da Secretaria da Cultura, o Governo do Estado ajuda as administrações municipais a manterem suas orquestras sinfônicas e levar o repertório erudito para públicos de diversas cidades”, explica o Secretário da Cultura do Estado, José Roberto Sadek.

Para Fábio Nunes, Secretário de Cultura de Santos, o convênio contribuirá com o fortalecimento da música erudita no estado. “O aporte direto de recursos do Estado para os municípios vem para valorizar o trabalho coletivo de músicos e maestros”, diz.

Já João Manoel da Costa Neto, Secretário de Cultura de São Caetano do Sul, acredita que o convênio vem em boa hora para a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. “Quando os municípios precisam readequar seu orçamento, a cultura acaba sofrendo com os cortes. Esse convênio será importante para a manutenção e fortalecimento de nossa orquestra”, afirma.

Os dirigentes de cultura presentes foram orientados a elaborar um plano de trabalho e enviá-lo para a Secretaria da Cultura do Estado. No dia 11 de maio será realizado, na sede da Pasta estadual, um seminário de qualificação com os maestros das orquestras municipais selecionadas. Participarão do encontro Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp, Luiz Fernando Malheiros, diretor artístico do Theatro São Pedro, e Paulo Esper, coordenador da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Gisele Turteltaub – gisele@sp.gov.br (11) 3339-8162

Damaris Rota – drota@sp.gov.br (11) 3339-8308

Kati Dias – kdias@sp.gov.br (11) 3339-8164

Viviane Ferreira - viferreira@sp.gov.br (11) 3339-8​243​

 
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento