| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Quinta, 27 de Abril de 2017
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Cidade Inserida em 16/01/2017 - 09:51:24
Compartilhe Facebook
Lei do Pancadão de Limeira recolhe 42 carros: 'som de turbina de avião'
Carros apreendido estavam com o som acima de 70 decibéis, diz Prefeitura. Proprietário de automóvel tem equipamento retido e multa de R$ 1,2 mil.
 
Reprodução/EPTV
 

Um ano após aprovação da "Lei do Pancadão", 42 veículos foram apreendidos por poluição sonora em Limeira (SP). Os proprietários foram flagrados com sons automotivos com frequência acima de 70 decibéis. A legislação prevê, além da retenção do carro e do equipamento de som, multa de R$ 1,2 mil ao dono do automóvel. Há casos em que a poluição sonora registrada foi de 120 decibéis, o que pode ser comparado ao barulho de uma turbina de avião.

Moradores reclamam do barulho e do desrespeito à lei. Vídeos publicados em redes sociais e exibidos em reportagem da EPTV mostram pacadões realizados na Avenida Canadá, no bairro Belinho Ometo. De acordo com moradores, estes encontros ocorrem todos os fins de semana. Em uma das filmagens, é possível ver a potência do equipamento usado.

A dona de casa Francisvalda de Souza contou que a situação é muito complicada. "A rua é tomada pelo barulho e bagunça. A polícia precisa ser chamada para conter a desordem e, mesmo assim, quando a corporação vai embora, os grupos voltam. É uma grande perturbação", criticou.

O comerciante Paulo Barbosa também reclama do som excessivo nos carros. Ele procurou a Câmara de Vereadores de Limeira para reclamar do barulho causado pelo volume alto dos carros durante os pancadões no bairro. "Não sei como estamos convivendo com essa situação. Não temos mais sossego em nossa própria casa", afirmou.

O secretário de segurança de Limeira, Francisco Alves, afirmou que a lei Nº 5.515/2015, conhecida como "Lei do Pancadão", tem a intenção de minimizar o problema na cidade e alerta que as denúncias devem ser feitas pelo 153.

"Com policiamento e monitoramento no locais, além da informação à população, pretendemos conscientizar os moradores", disse.

Região
Em Piracicaba (SP), foram aplicadas 153 multas pelo mesmo motivo no ano passado. Em Campinas (SP), foram apreendidos 205 veículos com som acima do permitido, em 2016.

Saúde
De acordo com o médico Luis Fernando Maffezoli, a poluição sonora causada pelas altas frequências pode provocar danos irreversíveis na audição. "A pessoa que se expõe ao ruído vai notar que, com o passar do tempo, com mais idade, perdeu a capacidade auditiva. E infelizmente, é irrecuperável", explicou.

 
Fonte: Portal G1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento