A Oficina Cultural Carlos Gomes de Limeira (SP) deve encerrar as atividades em dezembro deste ano. A medida do governo do estado de São Paulo, que prevê o fechamento de outras unidades no interior é para cortar gastos. Na segunda-feira (28), um grupo de artistas e frequentadores do local fez um ato em frente à Câmara contra a desativação do espaço. O manifesto também ocorre nas redes sociais.
A artista Lea Moraes falou no plenário da Câmara durante votação de uma moção de apelo pela permanência das atividades da Oficina Cultural Carlos Gomes. "As oficinas culturais estão em Limeira há 20 anos. Meu percurso de vida tem muito do que é realizado neste projeto", afirmou.
"A cultura é essencial para a formação e desenvolvimento humano, consciente de seu papel como cidadão. Não podemos perder esse espaço de maneira alguma porque ele beneficia Limeira e outros 70 municípios da região", disse.
Durante a sessão, os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade a moção de apelo de autoria de Farid Zaine (PR) que pede o não fechamento do espaço. O documento será encaminhado ao governo do estado de São Paulo.
O que diz a Secretaria A Secretaria de Estado da Cultura informou, em nota que, o programa Oficinas Culturais continuará proporcionando oportunidades de formação gratuita em todo o estado de São Paulo. O programa passa apenas por uma mudança administrativa, que tem justamente o objetivo de gerar economia de recursos sem prejudicar o atendimento à população.
Em vez de gerido por uma organização social, o programa passará a ser realizado em espaços municipais e em convênio com as prefeituras, que conhecem melhor do que ninguém cultura e necessidades locais. Além dos cursos artísticos, a intenção da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo é também oferecer cursos de formação profissional para o setor.
|