| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Quarta, 28 de Junho de 2017
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Nacional Inserida em 02/08/2016 - 15:37:22
Compartilhe Facebook
Vida Sustentável
A constante busca pelo crescimento, pelo lucro e pelo consumo, faz com que pessoas e países se percam no frágil caminho entre o desenvolvimento e a preocupação com o meio ambiente.
 

A constante busca pelo crescimento, pelo lucro e pelo consumo, faz com que pessoas e países se percam no frágil caminho entre o desenvolvimento e a preocupação com o meio ambiente. As necessidades pessoas acabaram se tornando prioridade com relação às riquezas naturais, ao ecossistema e ao planeta em si. Mas essa cultura precisa mudar e não é preciso ser uma grande corporação para fazer a diferença.

 

Levar uma vida sustentável é possível e não é difícil. Pequenas mudanças no dia-a-dia podem surtir grandes efeitos tanto para o planeta, como para a própria saúde do indivíduo. A simples substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes pode gerar uma economia de 75% de energia e ela chega a durar até 10 vezes mais. Se a substituição for por uma de LED então, essa economia passa a ser de 90%, além de não emitir raios ultra-violeta e não possuir metais pesados em sua composição. O ambiente e seu bolso agradecem.

 

Trocar os transgênicos pelos orgânicos colabora tanto com a saúde do consumidor, como também ajuda a evitar o envenenamento do solo e dos lençóis freáticos que são prejudicados com o uso dos agrotóxicos e pesticidas. A diminuição ou eliminação do consumo de carne e derivados também é um hábito saudável, que pode ser facilmente incorporado ao cotidiano. Essa é, inclusive, uma recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), uma vez que a pecuária tem relação direta com o desmatamento e a contaminação dos rios.

 

Dar preferência a materiais reutilizáveis ao invés de descartáveis, reduzir o tempo de banho, fechar a torneira na hora da escovação dos dentes e apagar a luz quando não houver ninguém em determinado ambiente são outros exemplos de rituais simples que podem ser inseridos ao cotidiano.

 

Para aqueles mais engajados, a tendência que está crescendo no Brasil agora é dos imóveis sustentáveis. O conceito é basicamente uma construção planejada para não agredir o meio ambiente e que possibilita o uso racional da energia e dos recursos naturais por parte dos usuários, proporcionando a melhora na qualidade de vida e a redução do impacto ambiental.

 

Apesar dessa realidade muitas vezes parecer distante, nosso país já se encontra entre os líderes na construção de imóveis com selo verde! Segundo o gerente técnico da GBC Brasil, Marcos Casado: “Hoje, no país, há 181 projetos certificados, segundo dados da Leed in Motion, que se enquadram nos quesitos de sustentabilidade, ou seja, essas edificações atendem exigências nos âmbitos social, ambiental e econômico”, e completa “Eles têm conseguido reduzir em torno de 30% o consumo de energia dentro da edificação, de 30 a 50% o consumo de água, e conseguem reduzir também em cerca de 60% a 80% a gestão de resíduos, que são gerados durante todo o empreendimento”.

 

Fonte:  Net Limeira

 

 

 
Fonte: Net Limeira
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2017 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento