Bandas limeirenses terão uma participação especial durante a Virada Cultural Paulista, que ocorre em Limeira nos dias 21 e 22 de maio. Ao todo, sete bandas foram selecionados para se apresentar no Palco 2 do Parque Cidade, próximo à entrada da Via Antônio Cruãnes Filho. O evento é promovido pelo Governo Estadual de São Paulo, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), e co-realização da Prefeitura de Limeira.
No sábado (21), a abertura da programação ficará sob a responsabilidade de “O Bando D'Água”, que levará ao público o melhor do rock brasileiro, com algumas pinceladas de MPB. Criado em 2009, é formado por Marco Zannini (guitarrista), Rene Zannini (baixista), Lucas Lodo (guitarra), Tico Giacomini (bateria) e Paulinho Carandina (sax e flauta). No show, serão apresentados os sucessos que integram o primeiro CD da banda, lançado em novembro, intitulado “Algum Lugar”, além de composições de Caetano Veloso, Secos & Molhados e Barão Vermelho. Esta é a segunda vez que “O Bando D'Água” participa da 'Virada', mesmo assim, o grupo vive momentos de ansiedade. “Gostamos muito da estrutura que encontramos na edição do ano passado. Esperamos que neste ano o público seja ainda maior”, disse Rene Zannini.
Cigana e Diretriz dividirão o palco na segunda apresentação do sábado. Unindo o rock alternativo, o hip-hop e o groove, as bandas levam à Virada Cultural Paulista o show “Vozes, Gêneros e Mentes a Serviço da Arte”. No repertório autoral, o público assistirá aos mais recentes lançamentos das bandas, como “Manifesto Interior” (Diretriz) e “A Torre” (Cigana), este último, traz letras introspectivas e contestadoras. “A Virada é um dos eventos mais importantes do Estado, com uma boa estrutura e grande participação do público”, afirmou Matheus Pinheiro, guitarrista da Diretriz.
Releituras de rock, blues, funk e groove é a proposta da banda Laranja Oliva, que também apresentará as músicas de um novo trabalho previsto para ser lançado em breve, no formato de EP. Criada em 2011, a banda já participou da Virada Cultural do ano passado e fez uma turnê pela Bolívia. No sábado, a finalização do programa ficará por conta de O Baque do Zé Limeira, grupo percussivo composto por profissionais e apreciadores da cultura popular brasileira. No foco do trabalho artístico está o estudo e a prática do Maracatu de Baque Virado.
As atividades do Palco 2 serão retomadas no domingo, a partir das 13h30, com Overheads – Plano B, que apresentará o melhor das bandas de hardcore nacional, tal como DeadFish e Sugar Kane. Criado em 2007, o grupo apostou em um trabalho independente e lançou, em 2015, o EP virtual “Plano B”, caracterizado por bases pesadas e solos marcantes.
Com vibrações positivas, a Astro Roots sobe ao palco com toda a energia do reggae music e suas vertentes. O Astro Roots encerrará a programação do Palco 2, com a participação de Vitor Matos (vocal), Guilherme Rodrigues (teclados/vocal), Anderson Silva (contra baixo/vocal), André Matias (guitarra) e Gilson Caetano (trompete). O grupo possui um repertório diferenciado com músicas autorais, versões e covers, influenciados desde o rap periférico até o blues americano do século 20.
A programação completa da Virada Cultural poder acompanhada pelo site:www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/cidades/limeira. Confira as atividades do Palco 2 - “Parque Cidade” - Rua Dr. José Botelho Veloso, s/nº, Vila São João
21/5 - 18h30 - O Bando D’Água – 21/5 - 19h30 - Cigana e Diretriz 21/5 - 20h30 - Laranja Oliva 21/5 - 21h30 – O Baque do Zé Limeira 22/5 - 13h30 - Overheads – Plano B
22/5 - 14h30 - Astro Roots |